Sondagem a percussão é o ensaio mais disseminado por todo o território nacional. Dada a sua simplicidade, versatilidade de seus equipamentos e baixo custo, o ensaio é o mais utilizado para a caracterização de propriedades do solo para as mais diversas finalidades.
O serviço visa a identificação da estratigrafia do solo existente, a determinação da compacidade (areias) / consistência (argilas) do solo através do ensaio SPT (Standard Penetration Test), a identificação da posição do nível de água e a posição do trecho impenetrável a percussão e a lavagem (quando assim for encontrado), através de ensaios de trepanação (lavagem/tempo).
Através das sondagens a percussão, é possível a obtenção de amostras deformadas e representativas de cada camada (metro a metro) do solo. Tal fato faz do ensaio um importante método para o conhecimento das características dos materiais terrosos, inclusive com a possibilidade da realização de ensaios complementares utilizando esse material coletado.
O ensaio engloba os ensaios de SPT (“Standard Penetration Test”) metro a metro e os avanços do furo, com o auxílio do trado (concha e helicoidal) – antes de se atingir o nível d’água e com a circulação de água, com o auxílio do trépano de lavagem – após esse nível atingido.
O ensaio de SPT consiste na cravação vertical no solo, de um amostrador padrão, através de golpes de um martelo com massa padronizada de 65kg, solto em queda livre de uma altura de 75cm. São anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos consecutivos de 15cm, sendo que o valor da resistência à penetração (NSPT) consiste no número de golpes aplicados na cravação dos 30 cm finais.
O ensaio de SPT é executado com hastes de diâmetro de 2 ½” com amostrador padrão SPT de diâmetro interno e externo de 34,9mm e 50,8mm, respectivamente conforme NBR6484/2001.
A sondagem inicia-se com o emprego do trado concha ou cavadeira manual, seguindo a instalação, até essa profundidade, do primeiro segmento do tubo de revestimento de sapata cortante. Após essa etapa, se dá os ensaios SPT, intervalados dos procedimentos de avanço no furo, respeitando a norma vigente.
A operação de perfuração por circulação de água é realizada utilizando-se o trépano de lavagem como ferramenta de escavação.
O material escavado é removido por meio de circulação de água, realizada pela bomba d'água motorizada, através da composição de perfuração.
A Soloteste possui equipamentos aferidos e equipes treinadas para atender as mais diversas solicitações. Com mais de 50 anos de experiência no ramo, a Soloteste trabalha com um corpo técnico engajado na melhoria continua de seus serviço e procedimentos visando obter os melhores resultados para seus clientes e parceiros.
NORMAS TÉCNICAS:
Os serviços obedecem às normas padronizadas:
- ABNT - NBR 6484/2001 – Execução De sondagem de simples reconhecimento.
- ABNT - NBR 8036 – Programação de sondagens de edifícios.